Alimentação Saudável

Projeto Água Viva promove palestra sobre alimentação saudável

No dia 08 de junho, uma ensolarada manhã de sábado, crianças e familiares que integram o Projeto Água Viva compareceram ao Ginásio Paralímpico "professor Osni Bertotti Leme", para assistir a uma palestra com o tema “Alimentação saudável e obesidade infantil”.

A palestra foi apresentada pela Liga Acadêmica de Saúde e Performance Esportiva (LiSPE), entidade vinculada à Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu, que reúne estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina, Enfermagem, Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas e Física Médica.

Fundada em 2021, a LiSPE tem sua atuação voltada para o ensino, a pesquisa, a extensão universitária, a realização de eventos e a qualificação profissional em temas relacionados à saúde, qualidade de vida e performance esportiva, sempre observando o embasamento científico.

Durante a palestra, os integrantes da LiSPE revezaram-se na apresentação dos temas propostos, de forma bastante clara e interativa. A primeira parte da atividade foi dedicada a uma dinâmica na forma de jogo de “verdadeiro ou falso”. Os palestrantes apresentavam afirmações sobre temas como amamentação, açúcar nos alimentos, fatores geradores de obesidade, benefícios da prática de atividade física, entre outros, e o público tentava acertar a veracidade das afirmações. Na sequência de cada afirmação proposta, os universitários faziam uma breve explicação sobre o assunto abordado e tiravam as dúvidas da plateia.

A segunda parte da palestra foi dedicada a uma apresentação sobre a classificação dos alimentos (in natura, minimamente processados, processados, ultraprocessados, óleos, gorduras, sal e açúcar) com as consequências e benefícios do consumo de cada tipo. Antes do encerramento, os integrantes da LiSPE responderam a perguntas do público e distribuíram um folheto com dicas para uma alimentação saudável.

Dora Martins, presidente da Associação de Apoio à Educação e ao Esporte do Vale do Aracatu (AAEVA) destacou a importância da realização da palestra que, além de trazer informações práticas sobre a alimentação, aproximou as famílias e as crianças integrantes do Projeto Água Viva do conhecimento científico. “Esses jovens que nos trouxeram essa palestra representam a nova geração de profissionais da ciência. E a ciência é a única fonte de informações em que devemos confiar e acreditar. Hoje em dia, podemos ser invadidos por muitas notícias e conteúdos que, às vezes, não são verdadeiros. Então quisemos trazê-los aqui para criar esse vínculo com a ciência e com a qualidade da informação”. Ao final da palestra, ela se dirigiu aos integrantes da LiSPE. “Gostaria de agradecê-los e parabenizá-los pelo trabalho. É uma alegria ver jovens trilhando esse caminho importante de fazer ciência no Brasil”.

A presidente da LiSPE, Maria Vitória Romão Rodrigues, aluna do 5º ano do curso de graduação em Nutrição, do Instituto de Biociências da Unesp, falou sobre a importância da palestra para o Projeto Água Viva para ela e seus colegas. “Foi uma oportunidade muito rica para nós, pois exercitamos nossa apresentação e tivemos que fazer adequações para que as informações científicas pudessem ser compreendidas pelas crianças e pelos pais, além de ser uma forma de diversificarmos nosso público e nossas atividades. Foi surpreendente e gratificante ver que as famílias integrantes do projeto são muito bem informadas e atentas com relação a alimentação. Estamos à disposição para colaborar novamente com o projeto, eventualmente abordando outros temas relacionados à qualidade de vida. Somos uma liga nova e atividades como essa nos ajudam a aperfeiçoar nossas atividades”.

Anterior
Anterior

3º Festival de natação

Próximo
Próximo

Primeira Competição AAEEVA