Primeira Competição AAEEVA

Equipe de Competição AAEEVA/Água Viva estreia com entusiasmo em competição de natação

O dia 11 de maio de 2024 foi histórico para a recém-criada Equipe de Competição AAEEVA/Água Viva. Nesta data, a Equipe fez sua estreia numa competição, participando de uma etapa do campeonato organizado pela Liga Paulista de Natação, no Clube Marimbondo, na cidade de Lençóis Paulista. Os vinte jovens atletas botucatuenses marcaram presença em provas de 25 metros crawl, 25 costas, 50 crawl, 50 costas e 50 peito.

Acompanhados pelos professores Janaína Carreira, Miguel Antunes e Uériton Peres, além de Isabelle Tieghi, coordenadora administrativa do Projeto Água Viva e da voluntária Martha Morais, os atletas saíram cedinho de Botucatu e só retornaram no meio da tarde, cansados e felizes, com a sensação do dever cumprido e com lembranças que, provavelmente, carregarão para sempre.

A AAEEVA forneceu touca, camiseta e squezze, além do transporte rodoviário e toda a alimentação durante a viagem. Os jovens atletas entraram com sua garra, entusiasmo, alegria e coragem para superar um novo e fascinante desafio.

O evento foi definido como uma “superexperiência” pelo professor Miguel, que também atua como coordenador pedagógico do projeto.

Todos os nossos atletas estavam participando de uma competição pela primeira vez. Por isso, foi uma experiência única para todos, incluindo treinadores e familiares dos atletas. Foi um momento de muita alegria em que pudemos ver o reflexo do trabalho de um ano e meio no Projeto Água Viva. Eles conseguiram resultados interessantes. Mas nosso objetivo aqui é promover a pratica esportiva e incentivar neles o respeito pelas regras e pelos adversários, além da superação individual e coletiva. E as crianças saíram de lá muito motivadas para treinar mais e melhor. Foi um momento que será relembrado para sempre na história da AAEEVA
— Miguel Antunes

O professor Uériton Peres fez um relato da experiência, desde as semanas que antecederam a competição. “Assim que eles ficaram sabendo que iam competir, cerca de um mês antes, ficaram bastante ansiosos. Em quase todos os treinos alguém vinha perguntar como seria, se teria muita gente, como seriam as piscinas. Nós também estávamos apreensivos, sem saber como eles iriam se comportar diante de uma estrutura grande, com muitos outros competidores. O clube que sediou o evento é grande, oferece uma estrutura bacana. Num primeiro momento, nossos atletas ficaram um pouco impressionadas com a quantidade de crianças que estavam lá para competir. Mas logo entraram naquele clima legal que só o esporte proporciona e ficaram à vontade, mandaram muito bem e deram conta do recado”.

Uériton conta que grande parte dos atletas conseguiu diminuir o tempo que vinham fazendo nos treinos. “Eles nadaram à vontade, sem ficar intimidados, o que foi muito positivo. Quatro dos nossos atletas nadaram as provas de 50m e os demais nadaram as provas de 25m. Todos eles foram bem e superaram nossas expectativas. E o mais importante: eles ficaram felizes. Na saída do evento já pediam mais e estavam perguntando quando seria o próximo. Os pais que puderam acompanhar também gostaram muito e puderam entender um pouco mais do nosso trabalho nos treinamentos. Nossa preocupação é manter uma equipe forte e dedicada, mas sem perder de vista que são crianças. Não houve nenhum aluno que tenha saído do Projeto por não ter gostado de participar. Creio que todos adoraram a experiência”.

E a alegria não foi apenas das crianças e dos pais, como relata Uériton. “Nós também ficamos bem felizes. É possível ver que a estrutura que Projeto Água Viva oferece aos alunos é muito bacana. Foi um dia maravilhoso, muito agradável, porque pudemos ter um pouquinho mais de contato com as crianças, observar e conhecer mais sobre eles. Por outro lado, acho que eles também puderam testemunhar o nosso esforço e dedicação para que tudo corra da melhor maneira, com muito cuidado com eles. Acho que os pais também puderam observar isso. Foi enriquecedor para todos”.  E conclui:

Agradeço muito a oportunidade de fazer parte dessa Equipe e ter o carinho dos pais e dos alunos. Agora virão mais competições e mais desafios. Dessa forma, o projeto vai se fortalecendo e todos saem ganhando.
Anterior
Anterior

Alimentação Saudável

Próximo
Próximo

Equipe de Competição: treinos