Equipe de Competição
Projeto Água Viva lança a sua primeira equipe de competição
O Projeto Água Viva já proporcionou aulas de natação gratuitas para mais de 300 crianças de Botucatu. No início de 2024, o projeto lança mais uma iniciativa importante relacionada a seu propósito de gerar benefícios para a saúde e o desenvolvimento físico e mental dos participantes: a criação de sua primeira equipe competiçao de natação.
O objetivo é permitir que as crianças integrantes do projeto avancem na prática esportiva, recebendo treinamentos mais intensos e especializados e vivenciando a experiência de viajar para participar de provas organizadas pela Liga Paulista de Natação em cidades vizinhas. A meta é participar de duas competições ainda em 2024.
Em sua primeira configuração, a equipe AAEEVA/Água Viva será composta por 20 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, que participam desde o início do projeto e apresentaram mais disponibilidade para aperfeiçoar a prática da natação.
O anúncio oficial da criação da equipe de competição foi feito às famílias das crianças durante uma reunião realizada no dia 25 de janeiro, no Anfiteatro do Ginásio Municipal Governador Mario Covas. Na ocasião, Miguel Antunes, coordenador pedagógico do projeto Água Viva, fez o convite aos jovens atletas e suas famílias, explicou e tirou dúvidas sobre o funcionamento da equipe.
Em sua apresentação, Antunes explicitou os objetivos da equipe de competição de natação da AAEEVA: promoção da natação competitiva; dignificar a imagem pública da AAEEVA; respeitar atletas, treinadores, dirigentes, funcionários e adversários; estimular a pontualidade, a assiduidade e a capacidade de trabalho; promover o espírito de grupo, além de fomentar os bons resultados escolares. “Não há bom atleta sem ser bom aluno”, fez questão de enfatizar.
Segundo o coordenador pedagógico, o maior objetivo do projeto continua sendo ensinar as crianças a nadar, por questões de segurança e de qualidade de vida. A criação de uma equipe, nos moldes de uma “turma avançada”, representa uma nova fase, na qual os participantes terão a experiência competitiva no esporte, com os desafios e a aprendizagem que ela exige.
“Costumo dizer que o esporte não é um fim em si mesmo, mas é um meio de formação para a vida. O esporte treina as pessoas para enfrentar os desafios”
Antunes ressalta que, ao proporcionar às crianças a oportunidade de realizar algumas viagens para participar de provas, o projeto vai estimular ainda mais a prática esportiva e trazer novas e valiosas vivências. “Eles aprenderão a criar espírito de grupo, a apoiar e torcer pelos colegas, a respeitar as regras da equipe e da competição e a serem resilientes”.
Ele tranquilizou os jovens atletas e seus pais, explicando que as provas da Liga Paulista de Natação das quais a equipe AAEEVA/Água Viva participará são voltadas especificamente para crianças, com todos os cuidados necessários e com os competidores bastante nivelados. Ainda assim, a experiência tem potencial para ser transformadora. “A natação competitiva, mesmo num nível inicial, exige algo mais. É preciso trabalho, dedicação e controle das emoções. Quem pratica esporte sabe que não existe sucesso sem trabalho. Participar da equipe vai dar essa perspectiva aos jovens. Pode ser que daqui não saia nenhum campeão, mas certamente sairão pessoas mais bem formadas”.
Os professores responsáveis pelo trabalho junto à equipe da AAEEVA/Água Viva serão André Borges Guimarães, Uérinton Peres, além do próprio Miguel Antunes. Na reunião, foram apresentados os currículos dos professores e suas responsabilidades para com a equipe. Antunes também explicou que todas as atividades relacionadas à preparação da equipe serão cuidadosamente planejadas, assim como acontece nas atividades regulares do Projeto Água Viva.
Por fim, o coordenador pedagógico apresentou as fases de desenvolvimento de um atleta de natação, desde o nível básico inicial ao avançado.
“A criança não vai virar um campeão amanhã. É um processo. É como qualquer profissão também. Há um caminho a ser percorrido. Nesse caminho, os atletas aprendem a trabalhar com seriedade. E isso vai ajuda-los em tudo que eles fizerem nas suas vidas.”
Os pais presentes à reunião entenderam a importância desta nova iniciativa da AAEEVA. “Participar do projeto Água Viva está fazendo muito bem para o meu filho. A notícia de ter uma equipe de competição dá um estímulo ainda maior. Ele está superfeliz com a notícia”, afirmou Aline Fernanda Mathias Oliveira, mãe do Raí, de 11 anos. “Minha filha sempre participa dos esportes na escola e gosta bastante. Percebemos que isso faz muito bem para o desenvolvimento dela. Ela está bastante empolgada com a ideia de integrar a equipe de natação”, conta Dilma Werneck Selpis de Oliveira, mãe da Letícia de 11 anos.
Cristine Rodrigues Durante, mãe da Cecília, de 11 anos, também aprovou. “Nadar é importante para o desenvolvimento e a saúde da minha filha. Achei a ideia da equipe de competição fantástica, uma evolução do projeto Água Viva que tem tudo para dar muito certo”.
As atividades da equipe de natação começam no dia 05 de fevereiro. Os treinamentos acontecerão de segunda à quinta-feira, das 18:45 às 20h. Os participantes receberão trajes de natação e tocas personalizadas, com o símbolo da equipe. As despesas com os trajes, inscrições nas competições e viagens, incluindo alimentação, serão todas custeadas pela AAEEVA.