Projeto Água Viva recebe mais 90 crianças
No dia 05 de fevereiro, o Projeto Água Viva recebeu 90 novos alunos
Assim, o projeto passa a atender 300 crianças atualmente, divididas em sete turmas e uma Equipe de Competição.
Até o final do ano passado, o projeto funcionou com três turmas no período matutino e outras três turmas à tarde. “Sentimos a necessidade de postergar um pouco o início das aulas à tarde porque parte das crianças estuda em tempo integral e sai da escola às 16h30. Com isso, tínhamos uma lista de espera grande pelos últimos horários”, explica Isabelle Tieghi, coordenadora administrativa do Projeto Água Viva. “Por isso, mudamos os horários das turmas da tarde. Criamos a Equipe de Competição, que treina num horário específico e liberamos as vagas dessas crianças nas turmas regulares. Com essas mudanças e as readequações das turmas, feitas após o final do ano, conseguimos trazer 90 crianças que estavam na fila de espera”.
O projeto conta agora com três turmas pela manhã, com início às 7h30, e mais quatro turmas à tarde, das 16h às 19h. A Equipe de Competição inicia seu treinamento às 19h. “Estamos trabalhando com nossa capacidade máxima, com a equipe e com os horários que temos disponíveis na piscina. Ainda temos mais de cem crianças na lista de espera”, conta Isabelle.
As famílias que conseguiram a vaga não escondem a satisfação. Andréia Polli Pereira Leite, mãe da Manuela, de 11 anos, relata: “Era algo que estávamos esperando há bastante tempo. Aulas de natação são caras e o projeto nos permite ter acesso. E veio em muito boa hora. Ela está com muita expectativa, muito feliz. Na verdade, toda a família está feliz. Eu só tenho a agradecer pela iniciativa dos idealizadores do projeto, pois ele agrega bastante para as crianças. Nadar vai ajudá-las a sair do sedentarismo, diminuir o contato com aparelhos eletrônicos e ter uma oportunidade de conhecer algo novo”.
Tatiana Amorim Pimentel, mãe da Isabele, de 8 anos, também comemorou o ingresso de sua filha no projeto. “Nossa expectativa eu imagino que é a mesma de todos os pais, ou seja, tirar as crianças um pouco da televisão, do computador, do celular. Tirar um pouco de dentro de casa e mostrar outras coisas. Isso é muito importante para as famílias. Desde que a Isabele ficou sabendo que conseguimos a vaga, ela não para de falar sobre as aulas. Fomos comprar roupa de banho, ela começou treinar para colocar a touca de natação ainda em casa. Está bem ansiosa e feliz”.
Para Miguel Antunes, coordenador pedagógico do Projeto Água Viva, receber novos alunos representa um reconhecimento da sociedade e dos financiadores de que o projeto está no caminho certo. “Temos recebido muitos feedbacks positivos, inclusive de algumas famílias que, por um motivo ou outro deixaram o projeto. São muitos agradecimentos porque agora o filho pula na piscina sem medo, superou traumas e aprendeu a nadar. Isso mostra que cumprimos nosso objetivo inicial. A chegada dos novos alunos significa a continuidade do projeto, por isso procuramos acolhê-los da melhor maneira possível”.
Mesmo experientes, os professores sempre se surpreendem com a capacidade de aprendizado e adaptação das crianças, como conta Miguel. “A evolução deles é muito rápida. Com apenas uma semana, algumas crianças já deixaram de usar bóias e é muito legal ver isso. É o início de uma trajetória muito positiva. No futuro, eles poderão seguir outros caminhos, mas já terão uma base da natação, uma base esportiva. E eu comparo saber nadar com aprender a atravessar a rua na faixa de pedestres, aprender a dar o destino certo para o lixo, aprender a respeitar as diferenças, ou seja, é um saber fundamental para a vida”.